Extintor de Incêndio

O extintor de incêndio consiste em um equipamento de segurança cuja finalidade é extinguir ou controlar princípios de incêndios em casos de emergência. O incêndio em seu estágio inicial, pode ser controlado se um agente extintor for empregado de forma correta. Seu objetivo além de combater incêndios em pequenas proporções, impede que o fogo se alastre para outras áreas afins.

Desta forma, sua utilidade depende de fatores tais como: localização dos extintores, tipo de agente extintor, existência de pessoas treinadas para utilizar os extintores, detecção do fogo no estágio inicial, além de outros. Assim, para uma rápida detecção de princípio de incêndio, seu papel fundamental é permitir que o combate seja realizado apenas com a utilização extintores de incêndio manuais.


Tipos de extintores e Agentes Extintores
·         Classe A: Combustíveis sólidos.
Tipo de extintor: Água pressurizada
·         Classe B: Líquidos Inflamáveis
Tipo de extintor: Pó Químico Seco (PQS)
·         Classe C: Equipamentos Elétricos
Tipo de extintor: Gás Carbônico (CO2)
·         Classe D: Metais Combustíveis.
Tipo de extintor: Varia de acordo com o metal. Geralmente utiliza-se PQS a base de cloreto de sódio.

Figura 01: Extintor de incêndio. (Fonte: Manual CBMSP).


Referência Bibliográfica:

ABNT – NBR 12693 – Sistema de proteção por extintores de incêndio. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/Rofachina/nbr-12693-sistemas-de-protecao-por-extintores-de-incendio>. Acesso em: Out, 2017.

Manual de educação pública do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Disponível em: <http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/emb5/wp-content/uploads/2014/03/EXTINTORES..pdf.>. Acesso em: Out, 2017.

Deivison de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patologia na edificação devido à diferença de pressões (água quente X água fria)

Projeto Arquitetônico