Treliças

Treliças

Treliça é composta por estruturas triangulares constituída por elementos retos ligados por pontos, chamados de nós, através das extremidades onde se considera serem aplicadas reações externas simples. A força resultante dos elementos estruturais é aplicada nos nós, e são de tração ou de compressão, pois todas as rotulas são moveis. Ou seja, Treliça é uma armação dimensional formada pelo cruzamento de elementos retos (de madeira, aço, alumínio, etc) ligadas através de pontos nas suas extremidades. Podem ser planas ou tridimensionais.
A treliça possui maior utilização na estrutura de galpões na área de construção civil, sendo encontrada também em hastes feitas de madeira organizada em figura cruzada.
Treliças planas – o mesmo que Treliça simples, formada por uma estrutura plana com apenas um único triangulo, normalmente organizada em paralelo, sendo utilizadas para compor estruturas de pontes e telhados. Esta forma apresenta estabilidade e métodos de analise para medir a força aplicada nos elementos mais simples. O que torna a estrutura da treliça eficaz é a altura entre a corda inferior e superior
Treliças tridimensionais – esta estrutura possui seus elementos ligados através da sua extremidade. A treliça tridimensional simplificada é composta por seis elementos com quatro articulações.
As Leis de Newton podem ser aplicadas em toda uma treliça, nos nós e em toda a estrutura geral. Para que quaisquer um dos nós permaneça imóvel, a soma das forças horizontais e verticais devem ser zero. Esta analise permite identificar a força aplicada em cada elemento da treliça.
As Treliças hiperestáticas são aquelas dispostas em dois ou mais pontos diferentes. Neste caso, apenas a utilização das Leis de Newton não basta para identificar a intensidade da força aplicada nos elementos. Para que uma treliça com pontos vinculados seja estável, é necessário que seja caracterizada por um conjunto de triângulos.
As Treliças isoestáticas se apresentam em um limite de equilíbrio, e caso um elemento falhe ou seja eliminado, o restante da estrutura também falha. Neste caso{\displaystyle m=2j-3} é possível determinar a força aplicada nos membros e as reações de apoio utilizando apenas as Leis de Newton.
Algumas treliças possuem um número maior ao número mínimo de membros necessário para que fiquem devidamente equilibradas. Estas treliças se mantem seguras caso um de seus elementos falhe, sendo que o equilíbrio é considerado através do aumento da força aplicada no restante dos elementos.



- Referência Bibliográfica de acordo com a ABNT

Disponível em:

Ecivil, Treliça. Disponível em: <http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-trelica.html>. Acessado em 05 de Junho de 2017.

Prof. Pinhão, Terminologias Arquitetônicas, o que é Treliça?. Disponível em: <http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-trelica>. Acessado em 05 de Junho de 2017.



- Tema relacionado à (s) disciplinas: Mecânica Geral – 4º Período Engenharia Civil


- Ilustração/ fórmulas ou gráficos:









Junior G. da Silva
5º - Período

Engenharia Civil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patologia na edificação devido à diferença de pressões (água quente X água fria)

Projeto Arquitetônico