Steel Frame


Steel Frame

A construção em Steel Frame é elaborada por um esqueleto estrutural constituído por placas acopladas por perfis com medidas que variam entre 0,80mm à 2,30mm de espessura, revestidas por placas de 180g/m² para áreas comuns e 275g/m² para áreas marinhas, estruturado em aço galvanizado e planejado para suportar toda a carga  da construção.
Essa construção é aberta e flexível, que permite uma diversificada variedade de materiais utilizados apresentando poucas limitações aos projetos, simplificando e melhorando o uso dos materiais e o maior controle para evitar perda de material. É personalizado, facilitando o controle total dos gastos ainda na definição de projeto, é resistente e reciclável, e ainda apresenta elevada resistência à fogo, devido ao revestimento de placas em gesso acartonado.
O uso de placas e a conjugação modular tornou-se essencial para este metodo, e os materiais aplicados nesta formação são caracterizados como múltiplos e sub-múltiplos de 3, sendo a placa em gesso acartonado, destinada para o fechamento interno da construção com largura de 1200mm e altura de 2400mm, sendo encontrada também com 2700mm ou 3000mm, e o perfil em metal normalmente encontrado com 90mm de alma por 3000mm ou 6000mm de comprimento. 
O preparo do mercado brasileiro para o trabalho em Steel Frame passou por 3 processos identificados como a normatização, a cadeia produtiva (que seria identificar os fornecedores de produtos para esta estrutura) e o agente financiador (CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, como um dos principais). Sendo assim, os técnicos, engenheiros e arquitetos, as empresas e indústrias fornecedoras de produtos para essa construção encontram-se aptos para o progresso dessa estrutura construtiva.
A construção é realizada em etapas:
Fundação – a fundação é efetuada sobre isolamento hidrófugo, com as instalações elétricas e hidráulicas já posicionadas. As placas construídas em aço são acoplados à fundação e fixadas por chumbadores.
Painéis – geralmente a placa de distribuição é de 400mm ou 600mm, sendo encontradas como placas cimentícias e de gesso acartonado. A disposição e as características de resistência e fixação entre os painéis, permitem que estes possam suportar cargas verticais e horizontais, sendo os mais utilizados os contraventamento e placas de revestimentos estruturais. Esses painéis são encontrados em fábricas que garante qualidade e melhor produtividade.
Coberturas - são utilizados dois tipos de laje, a laje seca ou a laje úmida. A laje seca é composta por placas feitas de madeira ou cimentícias, postas sobre estruturas metálicas (vigas). Já a laje úmida é composta por estruturas de aço (telhas galvanizadas) composta por tela eletrossoldada e concreto.
Isolamentos - impermeabilizar penetrações de água e vento, eliminar as formas de passagem e acúmulos de umidade, adequar a circulação do ar  e diminuir as alterações térmicas na área interna da construção são formas de preservação energética, e o Steel Frame possui materiais específicos de isolamento que impedem a entrada de água, vento, vapor, são isolantes térmicos e seladores acústico.
Acabamento - para o fechamento interno das paredes é mais indicado o uso do gesso acartonado, encontrados no mercado nacional nas formas de placas comuns (indicadas para áreas secas), resistentes a umidade (indicadas para lugares úmidos) e resistente ao fogo (para proteção contra fogo). Nestas placas de gesso é possível a aplicação de revestimentos usados em construção convencional, como cerâmica, textura e pintura, também é possível a aplicação de revestimentos externos como pedras (de granito ou mármore), pastilhas, reboco e pintura, tudo da mesma forma que são utilizados na construção convencional. No Brasil já se encontra disponível revestimentos desenvolvidos especificamente para a construção em Steel Frame, como a placa cimentícia, que é recebe pintura após ser colocada sobre a estrutura, e o Vinílico, constituído de PVC e não exige manutenção, todos com ótimo desempenho.
A construção em Steel Frame é uma oportunidade que une rapidez e estabelece uma diferença competitiva no meio técnico, no mercado e nos negócios.


- Referência Bibliográfica de acordo com a ABNT
Eng. Alessandro de Souza Campos, O que é o Light Steel Frame. Disponível em: < http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=29&Cod=85>. Acesso em 07 de Junho de 2017.
Smart Sistemas Construtivos, Etapas da Obra. Disponível em: < http://smartsistemasconstrutivos.com.br/etapas-da-obra/>. Acesso em 07 de Junho de 2017.


- Tema relacionado à (s) disciplinas:
Construção Civil – 5º Período Engenharia Civil


 

Junior G. da Silva
5º - Período
Engenharia Civil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patologia na edificação devido à diferença de pressões (água quente X água fria)

Projeto Arquitetônico